Teusetons

3 dicas para se livrar da procrastinação

O ser humano tende a procrastinação por questões evolutivas. Ele deixa para depois, enrola e até fica sem fazer algo simplesmente por um instinto de preservação de energia.

Outro fator que contribui para a procrastinação é a natureza da tarefa. Dificilmente você irá deixar para amanhã um happy hour com os amigos ou filminho no cinema, mas faria isso facilmente com atividades que envolvessem terminar vários relatórios, por exemplos.

O benefício imediato é sempre percebido pelo nosso cérebro, e as atividades fáceis e divertidas são as mais atraentes e aquelas que não são tão fáceis e divertidas mais propícias a procrastinação.

Abaixo listamos 3 dicas chaves, que podem te ajudar a não procrastinar e ser mais produtivo:

  • Faça uma lista das suas prioridades:

Ao iniciar o dia faça uma lista das atividades que você precisará desenvolver ao longo do dia, colocando no topo da lista aquelas atividades que exigem mais concentração e foco.

É cientificamente comprovado que a força de vontade de uma pessoa diminui ao longo do dia, à medida que aumenta o cansaço.

Por isso, sempre procure iniciar por aquilo que merece sua maior atenção e aproveite melhor o auge de sua força no dia. Assim, evitará que o cansaço te faça procrastinar.

  • Utilize a Técnica Pomodoro

Para esta técnica você irá precisar da lista de atividades e um cronometro. Depois, separe seu tempo em blocos de concentração, você pode começar com blocos de 25 minutos e conforme você vai se adaptando você pode aumentar este tempo. Trabalhe ininterruptamente em suas atividades nesses períodos, ao finalizar os 25 minutos faça pausas de 5 minutos, para beber uma água, ir ao banheiro, tomar um café, dar uma checada nas redes sociais.

A cada quatro ciclos busque fazer uma pausa um pouco maior, de até 30 minutos. Esses intervalos ajudam a oxigenar o cérebro e aumentar a agilidade mental.

  • Comemore as pequenas vitórias

É importante reconhecer as suas vitórias, para que não se torne algo maçante. Ao concluir as atividades se recompense. Dessa forma seu cérebro vai entender os benefícios de finalizar uma tarefa aumentando o sentimento de realização e motivação que serão fundamentais para você seguir concluindo suas atividades.

É isso, esperamos que essas dicas consigam tornar o seu dia ainda mais produtivo!


Comentários e sugestões para: relacionamento@teusetons.com.br


Acesse as nossas Indicações de Leitura.


Acompanhe a gente no InstagramFacebook e LinkedIn para conferir tudo o que rola nos bastidores do Teus&Tons!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *